domingo, 24 de maio de 2009

CELTX TO OPENDOCUMENT CONVERTER

Acabei de ver que já criaram outro conversor para arquivos ODF (OpenDocument Format), formato utilizado por diversos programas, como o OpenOffice.

Esse, feito em Java, é bem menos melindroso que o anterior e tem até uma interface gráfica. Uma das vantagens em relação ao outro que já existia é que ele cria um roteiro com a capa.

Mas nem tudo são flores: por enquanto, o programa converte apenas roteiros cinematográficos ou de quadrinhos. E se o projeto tem mais de um roteiro desses tipos, ele converte só o mais antigo. Não há maneira de selecionar qual roteiro vai ser convertido, sendo necessário criar outro projeto com apenas o documento que se quer transformar em ODF. E ele também "come" os CONTINUANDO/CONTINUE que ficam ao fim da página.

Outra coisa é a formatação, que não sai exatamente como deveria. Mas como o Writer é baseado em *estilos de parágrafo*, e o conversor cria um estilo para cada tipo de texto (diálogos, personagens, cabeçalhos, etc.), basta alguns ajustes para ter o documento com a devida forma.

O programa, que necessita da máquina virtual do Java, pode ser baixado em:

http://langintro.com/celtx/

Nenhum comentário:

Postar um comentário