terça-feira, 30 de setembro de 2008

PRODUTIVIDADE PESSOAL - A RELIGIÃO DO SÉCULO?

Do ano passado para cá as coisas se apertaram no trabalho, e quando notei que estava levando, frequentemente, trabalho para a casa (ou para o hotel), vi que tinha algo errado.

A saída que enxerguei no momento foram as "técnicas" do que se convencionou chamar de produtividade pessoal. Passei a frequentar sites como o Lifehacker.com, o Lifehack.org, o 43 Folders, o Wishful Thinking, o Magaiver (através do seu já finado spin-off, Produtividade Pessoal), o Efetividade.net e sei lá mais quantos. Passei a prestar atenção no GTD e em outra siglas estranhas. Comecei (ou melhor, tentei) gerenciar meu tempo.

Descobri várias ferramentas, redescobri outras tantas, e aprendi a usar mais umas outras que já conhecia mas para as quais não dava muita bola. Essas coisas.

Melhorou? Sim. Mas...

Percebi, algum tempo depois, que perdia muito tempo estudando "lifehacking" e pouco tempo colocando o que aprendi em prática, um dilema que descobri não ser exclusividade dos iniciantes.

Outra coisa de que me dei conta é que meus interesses em relação á produtividade são bem específicos: como passo muito tempo em frente a um computador, quero dar menos toques e cliques para ferrisbullerar mais, tá ligado?

Ou seja, me interesso por ferramentas para aumentar a produtividade em frente ao computador. E só. Não quero saber de dietas "mais" eficientes, mobilia construída com as próprias mãos ou sistemas para convencer meus colegas de trabalho que sou mais articulado verbalmente.

De qualquer maneira, acho válido compartilhar algumas das (re)descobertas. Vou criar o tag produtividade, para falar, unica e exclusivamente, de programas e dicas que acho que podem dar alguma ajuda no dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário