quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

WHO WATCHES THE DC COMICS?

A essa altura do campeonato, os mais simples boatos já devem ter servido de pretexto para que o bom e velho Maconheiro Mágiko de Northampton tenha botado Glycon sibilando atrás do forevis de Dan Didio.

Resumindo: tudo começou na semana passada, com Rich Johnston (quem mais?) dando com a língua nos dentes e teorizando a possibilidade de que a DC estaria planejando ressuscitar a franquia Watchmen nos quadrinhos. Nem preciso dizer que isso causou certo furdunço nas comunidades nérdicas, né? 

O Sérgio Codespoti explica melhor no Universo HQ.

Veja bem: o filme (que até hoje não assisti) foi uma adaptação. Agora estão (supostamente) querendo fazer novas histórias com os mesmos personagens.

A situação me lembra um pouco o que aconteceu com Sandman, e seus infinitos derivados. 

Se bem que, neste caso em especial, ninguém* mexeu com os personagens principais da série, e os filhotes costumam ter o aval do próprio Neil Gaiman.

Mas, o que boa parte de nerdaiada parece ter esquecido é que num passado já distante houve sim uma tentativa de expandir o universo de Watchmen, mas não na forma de quadrinhos. 

Isso está, inclusive, explicado no próprio site do filme.

Entre 1987 e 1990 foram lançados três suplementos para o jogo de RPG DC Heroes, que esmiuçavam justamente o universo de Watchmen, sendo que os dois primeiro tiveram a aprovação de Mr. Moore, um deles tendo até um ensaio co-escrito pelo próprio.

Mas é o terceiro suplemento, de 1990, que tem valor sentimental para mim. Tenho um exemplar, comprado na época em que eu ainda jogava RPG, o que já deve fazer lá seus dez anos.




Como todo bom livro de RPG, o Watchmen Sourcebook estava mais preocupado em sugerir e instigar do que realmente afirmar.

Sinceramente, não me lembro se houve alguma discrepância monstruosa em relação aos quadrinhos. Meu exemplar não está ao meu alcance e, como disse lá em cima, li esse livro há um bom tempo. 

Na real mesmo, apesar do respeito pelo material original e das boas impressões causadas por essa "heresia", nunca me interessei em jogar/mestrar com esses personagens. Na época eu estava mais interessado em explodir coisas com o Esquadrão Suicida ou pastichezar com a Liga  de Giffen/DeMatteis/Maguire.

O WS segue o estilo do material extra que vinha nas edições originais da mini: relatórios, trechos de livros, cartas e outros documentos de conteúdo aparentemente desconexo que vão sendo encaixados e acabam revelando mais do que esperávamos.

O livro, assim como seus dois irmãos mais velhos, ainda é encontrável na Amazon e deve até ter versões em formato eletrônico não-sancionado dando bobeira por aí.

De qualquer maneira, certo ou errado, quero ver onde vai dar essa história. Se não for, evidentemente, mais uma das pegadinhas do Rich.

========

*ok, Grant Morrison, em seu run na Liga da Justiça, colocou Morpheus Segundo em algumas páginas de uma história que até foi publicada por aqui. Mas foi rapidinho. E foi o Morrison.

Nenhum comentário:

Postar um comentário