domingo, 22 de fevereiro de 2009

CELTX 2.0 - O QUE VEM POR AÍ

Aproveitei o feriado para colocar alguns assuntos em dia, e um deles era bandear pelos fóruns do Celtx para saber das novidades.

A nova versão do Celtx estava prometida para fins de janeiro deste ano, mas como o programa estava sendo reescrito a partir do engine do Firefox 3, houve um atraso e eles prometeram entregar o programa na segunda quinzena de fevereiro. Novamente, outro atraso, mas como no fim de janeiro, o pessoal da Greyfirst se pronunciou explicando os motivos da demora, que, ao que parece, vai valer a pena.

A nova versão do Celtx, que vai se 2.0 mesmo, trará muitas novidades, entre elas:

TOOLBOX: uma vez que o Celtx é baseado no Firefox, nada mais natural do que ele dispor de um recurso que talvez seja o maior fator por trás do sucesso do Firefox: as extensões (ou complementos). Na nova versão do Celtx, qualquer um - com os devidos conhecimentos, evidentemente - vai poder criar extensões para inserir novas funcionalidades ou melhorar as já existentes. Alguém aí falou em geração local de pdfs?

NOVO "CELTX WEB SERVICES": Com ferramentas como o Zhura, o Plotbot e o Scripped dando sopa por aí, eu já imaginava que o pessoal do Celtx, que sempre prezou essa parada de conectividade, também partiria nessa direção.

A partir do dia 24/02/09, os Web Services do Celtx, como conhecemos, não existirão mais, e darão lugar a uma versão melhorada - mas paga. Por melhorada entenda que, através do seu browser, você vai poder fazer tudo o que sempre fez no software. Se entendi bem, será possível criar projetos, editar roteiros e ter todas as outras funcionalidades presentes no software. PREÇO: 50$ por ano (só não sei se são dólares americanos ou canadenses).

PROJECT CENTRAL: O Project Central continua existindo e sendo gratuito, mas não sei como vai funcionar.

EXPORTAÇÃO PARA PDF: Como essa é uma funcionalidade que depende dos servidores da Greyfirst, o assunto gerou dúvidas, mas a exportação para PDF continuará sendo gratuita.

ATENÇÃO CRIANÇADA!: o *software* continuará sendo gratuito, livre, leve e solto. O que será cobrado é o novo serviço Web, apenas. Você não poderá deixar seus backups nos servidores do Celtx, a menos que assine o serviço (falarei mais sobre isso depois). Mas pode continuar produzindo seus roteiros e projetos normalmente, com o software para desktop.

MAIS DETALHES: neste e neste tópicos dos fóruns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário