quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Maquiando o LibreOffice Writer

Uso o Writer desde a época em que era OpenOffice (tecnicamente, ainda é também, mas...).

De lá pra cá, muita coisa mudou, e migrei para o LibreOffice assim que o projeto foi lançado.

Mas uma coisa que vem me incomodando nas últimas encarnações do LibO é a aparência dos programas, em especial do Writer, que uso mais.

Então eu faço algumas mudanças, para torna-lo mais palatável a esses velhos olhos.

Os screenshots desse post foram tirados com o LibreOffice 5.1, rodando no Ubuntu Mate. Mas essas dicas servem para qualquer versão do programa.

Clique nos screenshots para ampliá-los.

Após uma instalação, o LibreOffice Writer costuma vir assim:


A primeira coisa eu faço é alterar os ícones, de Human para Galaxy, e o tamanho dos ícones, de grande para pequeno. Entendo que os íconezões são uma tentativa de deixar o programa mais amistoso a telas touch, mas eu prefiro eles menores e ocupando menos espaço na tela.


Depois, eu altero a cor de fundo do aplicativo (normalmente para Cinza 7), para que fique um contraste entre a "folha de papel" virtual e o fundo do programa.


Então, ficamos assim.


O próximo passo é remover os limites do texto e a régua superior, liberando um pouco mais de espaço na tela.


Depois, eu jogo a barra de ferramentas lateral da direita para a esquerda.


Por fim, eu "invoco" o Navegador, um dos recursos mais antigos e úteis do WhateverOffice, e encaixo ele do lado direito. Essa janela pode ser exibida/oculta com a tecla F5.

O navegador também está disponível na barra lateral, mas eu prefiro que ele fique separado das outras funções.


Então, em uma situação normal de uso, meu LibreOffice Writer fica assim.


Em algumas situações especiais, quando tô a fim de focar no conteúdo, habilito o modo tela cheia. Ctrl + Shift + J no Windows ou no Linux. Alguma variação disso nos Macs.


E quando preciso escrever alguns documentos técnicos, onde uso o já mencionado Navegador e também o editor de Estilos, pressionando apensa duas teclas de função, chego à essa configuração.


2 comentários:

  1. Você não gosta do tema de ícones Breeze? Acho q só ele já dá uma cara mais moderna pro LibreOffice.

    Valeu pelo txt.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Filipe!

    Depois vou dar uma olhada nesses ícones que você indicou.

    ResponderExcluir