segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

MEUS ANDROIDS - 10/2014

(Publicado original e quase-secretamente como um documento público no Quip, uns meses atrás)

Oi. Esse texto é uma continuação desse aqui.

De lá pra cá, embora não tenha havido nenhuma mudanças drástica, uns apps saíram, outros entraram, e houve também uma ressurreição.

Meu Android continua sendo um SAMSUNG GALAXY S4 (GT-I9505).

Nesse pouco menos de um ano, para a minha total surpresa, houve duas atualizações OTA, então a ROM que era originalmente 4.2.2, agora é 4.4.2 (não, não digitei errado).

Também não tenho sentido tanta falta do meu velho not-so-smartphone como sentia no começo. O que um pouco mais de conveniência não faz, né?

Meu arranjo atual é composto por duas telas iniciais, com os aplicativos que eu mais uso. Ano passado eram três. Menos telas significam menos toques para chegar onde quero. Também significa menos tempo de tela ligada e, ao longo do dia, acredito que o acúmulo desses décimos de segundos de economia melhorem a performance do aparelho de alguma maneira. Minha bateria costuma durar o dia inteiro, com uso moderado.

Não há um critério muito específico. A ideia é que todos os aplicativos que mais uso estejam a dois gestos de distância (rolo a tela para um lado ou para o outro, e clico).

No passado considerei agrupar os aplicativos em pastas, e deixar só uma tela. Mas por enquanto essa configuração está boa.


Barra de notificações/status:

3G Watchdog - redundância, já que o Android já tem esse recurso nativo. Acho que nunca estourei o meu plano de dados, mas sou meio paranoico com esse tipo de métrica.

Zoner AntiVirus - Acho ele bem rapidinho.

Clipper - gerenciador de área de transferência. Embora alguns aplicativos lidem bem com isso, o Clipper é universal. Além disso, há a possibilidade de configurar snippets de texto, como endereços, e isso é uma mão na roda.

Barra de tarefas(?):

Discador (sistema)

Gmail (sistema)

Google Chrome (nessa ROM, é um aplicativo de sistema)

Câmera (sistema)

Apps (sistema)


Tela principal (da esquerda para a direita):


Clima (sistema/widget): vou te dizer que sempre achei esses aplicativos com previsão do clima uma bichice incomensurável. Mas ultimamente estou entendendo as pessoas que fazem uso disso. Entretanto, confesso, o principal motivo dele ficar na minha home é essa animação maneirinha que acontece toda vez que entramos na tela.

Google (sistema)

Relógio (sistema)

Mensagem (sistema)

Youtube (sistema) - preciso mesmo fazer algum comentário?

Waze - já faz algum tempo que fui pego por essa mistura de Rede social + jogo + navegador. A utilidade do Waze é relativa, visto que depende da comunidade local de usuários, mas pelo menos em Curitiba, os resultados sempre foram muito bons. Consegui escapar de vários congestionamentos.

Tela 2 (da esquerda para a direita, de cima para baixo):

Gerenciador de aplicativos (widget/sistema)

Google Drive - Uso o Google Drive mais para criar documentos no formato do Google. Para estocar arquivos comuns, prefiro o Dropbox.

WPS Office - A digievoulção do Kingsoft Office. Embora perca para o Polaris em vários quesitos, é o único app que manipula bem algumas planilhas do Excel que carrego comigo. As fórmulas são até simples, mas tem app que não entende, tem app que não deixa editar, tem app que muda o formato das datas, enfim...

Lanterna (sistema) - antigamente eu usava o Tiny Flashlight + LED, mas após uma das atualizações esse widget apareceu. Então, um app a menos.

Google+

Facebook - Ninguém é de ferro. Só que eu desabilito as notificações, tanto no app quanto via email. Só fico sabendo das atualizações quando aparece aquele contador vermelho.

Twitter

Pulse - meu leitor de feeds principal. Uso em conjunto com o Feedly.

Música (sistema)

MX Player - acho melhor que o player de vídeos padrão.

Galeria (sistema) - Não sei se é pelo fato de ficar puxando thumbnails da internet, mas a galeria do S4 era LEEEEENNNNNTTTTTAAAAA. Depois que atualizei o Galaxy Note 1 da patroa para o Android 4.1, notei o mesmo unfeature. Mas na atualização para o KitKat, o problema foi resolvido.

Amazon Kindle

ES File Explorer - Eu gostava do Astro. Aí mudaram a interface e ficou impossível de usar. Depois fui pro File Expert. Aí ficou mais bugado que o Windows Vista. Acabei esbarrando no ES. Gostei. O EFE também tem algumas funções interessantes, como o backup de aplicativos (tenho um monte de apks guardados em algum lugar...).

Quip - O Quip, uma mistura de processador de textos, editor de planilhas e mensageiro instantâneo, deixou de ser apenas uma curiosidade produzida por uma startup com pedigree para se tornar um dos apps que mais uso durante o dia. Sério mesmo. Depois que eles adicionaram opções de exportação para vários formatos, mergulhei de cabeça. A única coisa a que o neófito deve se atentar é o número de notificações, que pode ser excessivo se algumas configurações não forem feitas no início.

Google Keep - uso o Keep para notas rápidas e com data de validade, com listas de mercado, senhas da wireless do trabalho, endereços, números de telefone e outros tipos de informação que eu não vou precisar manter por muito tempo.

RealCalc - Eu já tinha usado esse app antes, mas por muito tempo, preferi delegar minhas contas de padaria à calculadora do sistema mesmo. Entretanto senti falta de algumas funções mais avançadas e acabei voltando com a RC.

OUTROS APLICATIVOS, na ordem alfabética exibida no meu telefone (estou desconsiderando os que já vem instalados, a menos que eu tenha alguma utilidade para eles).

¼ Learn sight read music notes - sempre me confundo com notas musicais.

Adobe Reader - alguns pdfs só são visualizados corretamente no Adobe Reader.

AirDroid - aplicativo para transferência de arquivos entre um computador e o dispositivo. Muito, MAS MUITO prático.

Amazon Appstore - Só instalei pra baixar um app de graça por dia. Até hoje foram uns três ou quatro. Só dois estão no meu celular. Pode me chamar de muquirana.

Apresentações (Google)

Aviary

Bandcamp

Bosch Site Measurement Camera - uma espécie de Skitch, só que para técnicos. Permite a inserção de linhas de cota e ângulo em fotografias. Muito bom!

Box - Não uso muito, mas acho a interface maravilhosa. Além disso, conheço gente que gosta.

Câmera do Google - instalei por curiosidade, e só deixei aqui devido ao Photo Sphere. Não uso muito.

Candy Crush Saga - já joguei muito, mas há meses não abro o aplicativo. Está no corredor da desinstalação.

Carousel - instalei por causa do hype. É bonito, mas também não uso muito. Outro que daqui a pouco será sumariamente desinstalado.

Chess Free - Não sou exatamente um enxadrista, mas gosto de tentar vencer o computador, de vez em quando.

Clean Master - cansei de fica limpando cache na munheca.

Cloud Drive (Amazon) - sei lá.

ConvertPad

Delicious - ainda guardo meus links lá.

Documentos (Google) - Se fosse mais rápido e menos xexelento, provavelmente eu não estaria usando o Quip.

Dots - Bem jóinha.

Droid48 - Já disse por aqui que ainda não grokei por completo calculadoras que não trabalhem com RPN. Em contrapartida, também não grokei trabalhar com um emulador de uma calculadora RPN numa tela touchscreen. Continuamos tentando.

Dropbox

E-mail (sistema) - uso apenas para manipular um email corporativo.

ElectroDroid - muito útil pra saber pinagem de cabos.

Evernote - Não curto muito o Evernote (preferia o finado Springpad). Só instalei pro Skitch parar de me pentelhar.

Fast Image Viewer - para abrir arquivos .tiff (recebo aos montes).

FBReader - minha segunda opção para leitura. Mas, normalmente, eu converto e mando pro Kindle.

Feedly - meu segundo leitor de feeds.

Fing

Firefox - Houve uma época na qual o Firefox tinha um lugar reservado no lado esquerdo do meu peito. Aí começaram os problema com o já famoso memory leak, e saiu o Google Chrome. Como sou promíscuo, larguei mão da raposa e fui atrás da carne nova. Mas, passados os anos, o agora mastodôntico Google Chrome está ficando tão (ou mais) lento que o antigo Firefox, e no meu notebook venho passando cada vez mais tempo na raposa. Além disso há o Firefox OS, assunto que muito me interessa. Então, embora não use a versão mobile do Firefox tanto assim, decidi deixá-o por perto, para saber das últimas traquinangens da Mozilla.

Flickr

Flipboard

Frequency - ajudou a mudar alguns hábitos, depois que descobri que passo praticamente o dia inteiro na frente do Facebook, do Google Chrome e do Youtube.

Goodreads

Google Goggles - já dei umas risadas com isso, mas até hoje não encontrei uma utilidade real pra essa parada.

Google Translate

Hangouts - A única coisa que me emputece nesse aplicativo é a obrigatoriedade de se ficar online/visível. Ou seja, tenho que ficar fazendo logoff toda vez que termino de usar, se não sou surpreendido com mensagens de conhecidos que acham que estou de bobeira em frente ao notebook, nos piores momentos possíveis.

HP ePrint - temos uma impressora wireless da HP no trabalho. Ótimo para impressionar colegas que confundem tecnologias suficientemente avançadas com magia (terceira lei de Clarke).

IP Network Calculator

Jota+ - Irmão mais velho do venerável Jota. Acredito que seja o único editor de textos com syntax highlighting configurável no Android. Uso bastante. E até contribuí com um arquivo de configuração (outros a caminho).

Leitor Ótico (Samsung) - OCRzinho básico. Pra mim, quebrou o galho.

LinkedIn

Office Mobile (Microsoft) - Achei que seria melhor.

OfficeSuite Pro - acho que é o melhor office para Android, no momento. Além disso, dos programas que eu testei, é o único que consegue lidar com arquivos .rtf corretamente.

Oi Mapas - achei bem bom.

Onavo Count - te falei que sou paranóico, né?

OneDrive (Microsoft) - paia.

OneNote (Microsoft) - eu até gosto, mas não uso muito.

Opera

Opera Classic

Opera Mini - já te falei que gosto do Opera, né?

Outlook.com

PayPal

PDF Max

Pixlr Express

Planilhas (Google)

Plants Vs Zombies

Pocket

POLARIS Office 5 (sistema) - Na verdade, o S4 veio de fábrica apenas com o POLARIS Office Viewer 5, mas a versão completa é gratuita. A mesma tem que ser baixada através da Samsung Apps. Meu S2 veio com a versão completa do Polaris. Presumo que tenham feito isso no S4 para economizar espaço, visto que uma das grandes criticas ao aparelho foi justamente o pouco espaço interno disponibilizado ao usuário.

Me lembro de ter ouvido um comentário em um podcast, certa vez, onde um dos participantes afirmava que brasileiros eram "noiados" com suítes de escritório em dispositivos móveis. No meu caso, posso afirmar que devo ser um desses. Esse tipo de aplicativo é muito importante para mim. Embora eu não faça edições pesadas, a simples possibilidade de poder receber um documento, fazer uma pequena correção/observação e devolver a quem quer que seja sem necessitar abrir meu notebook já é um alento.

Português (Moderno Dicionário Michaelis de...)

PrinterShare

Quick PDF Scanner - passei anos sem entender direito qual era a desses pdf scanners, at[e o dia em que enviei um email cheio de imagens anexadas e meu interlocutor se atrapalhou todo. Em alguns casos, é melhor enviar um pdf com tudo organizado e comentado mesmo.

QuickPic - Usei o QuickPic durante muito tempo, quando era simplesmente impossível usar a galeria nativa do S4 (falei disso lá em cima). Depois da última atualização, voltei a usar a galeria nativa, mas deixei o QuickPic por perto. Quem sabe, né?

RD Client (Microsoft)

Rdio

S Health (Samsung) - não sou do tipo que pratica esportes, mas fiquei viciado nesse contador de passos (que também estima a distância caminhada). Tempos atrás, por exemplo, descobri que caminhava bastante entre o estacionamento da fábrica e o local onde estava trabalhando.

S Planner (Samsung) - Acho melhor que o Google Calendar.

Script (Celtx)

Simplenote - adoro o Simplenote, mas ainda não consegui encaixá-lo na minha rotina. Anotações mais elaboradas vão para o Quip. Anotações efêmeras, para o Google Keep. Mas o Simplenote trabalha só com textos. E trabalha MUITO BEM só com textos. E, vocês sabem, o .txt é meu pastor...

Skitch - é impressão minha ou o Skitch é o único app no Android que permite a adição de setas, formas geométricas e pequenas edições em imagens?

Skype - uso pouco, mas tem gente que só se comunica com isso.

SoundCloud

Spotify


SoundCloud

Tapatalk

Text Utilities - Foi o único app que encontrei capaz de fazer comparação entre dois arquivos de texto (diffs). Mas ficou bem aquém do esperado.

Tumblr - uso pouco, mas acho lindo!

WatchON - O simples fato desse app transformar o S4 num controle remoto universal já resolveu um dilema doméstico que tínhamos por aqui. Dou DEZ estrelas!

Wattpad

Word Lens - Assim como o Google Googles, é mais divertido do que funcional.

Yahoo Mail - Tenho um endereço paleolítico do Yahoo que nunca usei pra nada, mas fiquei curioso com essa nova versão tunada do Y! Mail. Instalei só pra ver se tem condições de competir com o Gmail.

O restante do meu Android army é composto por um Galaxy Tab original e por um Galaxy S2. Estou desconsiderando os gadgets pertencentes aos outros membros do clã.

O SAMSUNG GALAXY TAB (GT-P1000L) está comAndroid 2.3.6 (ROM atualizada da Samsung. Originalmente veio com o 2.2.alguma-coisa)


O originalzão. Sempre fui fissurado com esse aparelho.

Assim como acontece no Windows, o Android - apesar de rodar sobre um kernel Linux - vai apodrecendo com o passar do tempo. Com esse esquema de atualizações automáticas, os aplicativos vão ficando cada vez mais pesados, fazendo o hardware abrir o bico. Óbvio que há a opção de NÃO atualizar, mas alguns serviços simplesmente param de funcionar, em alguns casos existem riscos de segurança, bugs e também a pentelhação do Google Play.

Então, cada vez mais, eu ia passando o rodo nas apps que usava pouco, e o GTab estava cada vez mais próximo de ficar como veio de fábrica, se transformando, aos poucos, num ereader anabolizado.

Não que isso me incomodasse.

Porém, mesmo com toda essa dose de manutenção, chegou num ponto que ficou inviável usar o aparelho, e resolvi dar um factory reset.

Para minha surpresa, não consegui me logar com minha conta principal, que usa autenticação em duas etapas. Parece que essa versão do Android não entende isso.

De qualquer maneira, não me aprofundei muito no assunto, nem desabilitei a autenticação em duas etapas na minha conta para ver se dava certo.

Simplesmente entrei com uma conta secundária, que não uso pra quase nada. Então nada de Gmail sincronizando, notificações do Youtube nem qualquer outra atividade paralela que consuma processamento.

Agora o GTab realmente se tornou meu ereader e, ó, tá bem bom, viu?

Dessa vez, os únicos apps que instalei foram:


Amazon Kindle - o app do Kindle está ficando cada vez mais lento com o passar do tempo. Mas tenho esperança de que funcione relativamente bem por mais um certo período, visto que há um zilhão de Kindle Fires de primeira geração funcionando por aí, e o Fire OS desses caras é baseado no Android Gingerbread.

Update, 27/10/2014: fiz o downgrade do aplicativo, da versão 4.x para a 2.x, e agora tá uma beleza. O único feature que realmente me importa é a sincronização de páginas, e isso vem funcionando bem.

Battery Widget -


ES File Explorer

FBReader

Glance Note - sincroniza relativamente bem com o SimpleNote (cujo app oficial não roda nessa versão do Android)


Opera Classic - já te disse que gosto do Opera?

Quickoffice - O Tab veio com o ThinkFree Office instalado, mas esse app é ruim que dói, além de ter muita dificuldade em lidar com os formatos novos do Office, principalmente planilhas. instalei um apk velho do QuickOffice, pré Google (versão 4.0.120 - AM) e o bichão roda que é uma beleza.
Já o GALAXY S2 (GT-I9100) tem uma história curiosa. Ano passado eu deixei ele cair na água. Embora o banho tenha sido mínimo - peguei e desliguei o aparelho bem rápido - ele parou de funcionar. Eu já tenho um histórico (e um trauma) com celulares que falecem após serem mergulhados em porções generosas de H20. Descanse em paz, E62...

Fiz todos os truques possíveis e imagináveis que encontrei nessa internetona de Meu Deus, mas não deu certo. Cheguei mesmo a abrir o bicho para limpá-lo e secar eventuais pontos de umidade que ainda existissem dentro da carcaça, mas o máximo que consegui, além de ferrar completamente o botão de volume, foi ligá-lo por cerca de 10 minutos. O aparelho não estava segurando as cargas da bateria. Nunca mais consegui ligar o bichinho. Guardei ele na caixa, enquanto não tomava a fatídica decisão de jogá-lo no lixo.

Acabei me esquecendo do S2. Aquela caixinha ficou largada no meu guarda-roupas por meses, até o dia em que me lembrei de um arquivo, que procurei em tudo quanto era unidade de armazenamento que existisse aqui em casa. Também procurei na “nuvem”. Não encontrei o arquivo. Antes de assinar meu atestado de louco, me lembrei que editei esse arquivo diversas vezes no S2. Ok, ia tentar ligá-lo mais uma vez. Caso não desse, eu daria cabo dele, de uma vez por todas. Porém, qual não foi minha surpresa ao pressionar o botão de ligar e a tela se iluminar? Ainda incrédulo, liguei o aparelho na tomada, e ele registrou o carregamento. Como assim?

Ainda sem acreditar, deixei o S2 carregando por algumas horas. A bateria acusou 100% de carga e o telefone funcionou normalmente. Carreguei de novo. Funcionou outra vez. E está assim desde então. Ficaram alguma sequelas da cirurgia mediúnica que fiz no bichinho meses antes: além do botão de volume já citado lá em cima, também ferrei o vibrador (ui!) do telefone, que não deve ter ficado bem encaixado, visto que a frequência da vibração muda em questão de segundos.

Enfim, entre mortos e feridos, salvaram-se todos, e uso esse aparelho basicamente como um PDA e um modem de internet (eu tenho um chip de dados que ficava num modem USB).

Nem vou mencionar os apps que uso no S2, pois são um subset menor dos que eu uso no S4.

O FUTURO

Recentemente o meu filho botou as mãos num Moto E e achei a linha da Motorola bem interessante.

Também já falei da minha admiração pela linha Galaxy Note. Estou realmente interessado num Galaxy Note 4. A tela é maior que a do S4, mas o tamanho do aparelho não é tão diferente. Além disso, há a S-Pen, que eu acho fantástica (a patroa tem um Note 1), e provavelmente será meu próximo dispositivo, quando os preços estiverem num patamar sub-rim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário