segunda-feira, 14 de abril de 2014

TAILS LINUX + MODEM 3G = FUNFA

Deep Web: não saia de casa sem ela!

Olha o meu mais novo brinquedo.


Não, não é o modem 3g.

Aliás, esse modem é até bem velhinho. Ficava largado na minha mochila, já que o chip costuma ficar no meu tablet.

Mas no último final de semana me peguei pensando se seria possível bootar uma distro Linux de um cartão microSD através de um modem 3g. A BIOS do meu notebook é meio melindrosa em relação a conversores USB<>microSD.

Para minha surpresa, funcionou. A única diferença que notei - e pode ser impressão minha - é que o Tor demorou mais do que o usual para subir.

O que eu usei:

  • A imagem .iso mais recente do Tails (que pode ser qualquer outra distro Linux que possua versão live).
  • Um cartão microSD com no mínimo 4GB.
  • Um chip com plano de dados.
  • Um modem 3g. E é aí que a porca torceu o rabo. Eu testei dois modelos. O que funcionou (da foto aí de cima), foi um ZTE MF110. Também testei um Huawei E156B, mas sem sucesso. Suspeito que tenha algo a ver com o particionamento dele, que é diferente do ZTE.

Acho que nem preciso avisar meus amigos ráquis, mas usar o Tails em uma conexão 3g dessa maneira é, em certo sentido, um contrassenso. De qualquer maneira, é divertido.





P.S.: enquanto digito este post, esbarro com este artigo da Wired, afirmando que Edward Snowden também usou o Tails pra alegrar a vida das agências de segurança americanas, hahaha!!!

2 comentários:

  1. Cara nao estou conseguindo fazer isso preciso da sua ajuda
    tentei te adicionar no face mais nao vai

    ResponderExcluir
  2. Adicionei você lá, Junior.

    Qual é o problema que você está tendo?

    ResponderExcluir