domingo, 27 de abril de 2014

FIREFOX OS EM NETBOOKS


A comparação do Firefox OS com outros sistemas móveis como o Android ou o iOS é totalmente compreensível, ainda mais pelo fato de todos virem na mesma "embalagem".

Entretanto, o Firefox OS é muito mais semelhante ao Chrome/Chromium OS do que aos sistemas móveis do momento - ambos são versões anabolizadas dos browsers que lhes deram origem, rodando em cima de um kernel Linux.

Dito isso, fiquei pensando com meus botões se a Fundação Mozilla não teria intenção de fazer algo na mesma linha dos Chromebooks. Oficialmente, parece que não. Mas já há estudos envolvendo tablets.

Existem também algumas distros Linux que se aproxima(ra)m do conceito, e não seria muito difícil fazer isso manualmente. E até onde (pouco) pesquisei, já há tempos existe uma certa curiosidade em relação a essa configuração.

Mas a grande sacada do dueto Chrome OS/Chromebook - desde que o usuário entenda que tem em mãos um thin client que vai levá-lo à internet o mais rápido possível, E SÓ - é seu aspecto frictionless, para dummies. O usuário liga o computador e poucos segundos depois já está conectado, com ou sem login. As atualizações são automáticas e indolores. Se o usuário (subentendendo-se que use o Chrome) sincroniza preferências, extensões e bookmarks, a experiência é muito parecida com a que ele já tem em "computadores de verdade".

Ver esse conceito, em hardware mais barato ainda, e sem o rabo preso com interesses econômicos seria muito interessante.

P.S.: como o Firefox OS é software-livre, não demora muito algum fita aparecer com uma versão hackeada para rodar em outros dispositivos. Iceweasel OS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário