terça-feira, 26 de novembro de 2013

MEUS ANDROIDS - 11/2013

SAMSUNG GALAXY S4 (GT-I9505)

Android 4.2.2 (ROM original da Samsung)

No meu caso, o telefone ainda é a principal forma de comunicação com o pessoal do trabalho, família e tal, então ainda prefiro deixar a parte da telefonia a cargo de um dumbphone cuja bateria pode durar dias em vez de horas.

Mas as circunstâncias fizeram com que eu tivesse que transferir a minha linha para esse aparelho.

E é meu primeiro telefone com Android. Ou melhor, é a primeira vez que uso um Android como telefone. Durante muito tempo, tive um Galaxy S2, mas o telefone era um Nokia E63. O S2 servia mais como um PDA. O chip que eu deixava nele só tinha um plano de dados. Mas, ao contrário do meu primeiro S4, o S2 morreu de morte matada (deixei cair na água).

Meu arranjo atual é composto por três telas, com os aplicativos que eu mais uso. Não há um critério muito específico. A ideia é que todos os aplicativos estejam a dois gestos de distância (rolo a tela para um lado ou para o outro, e clico). Estou considerando, num futuro não muito distante, agrupar os aplicativos em pastas, e deixar só uma tela.

Barra de notificações/status:


3G Watchdog

Zoner AntiVirus

Clipper - gerenciador de área de transferência. Embora alguns aplicativos lidem bem com isso, o Clipper é universal. Além disso, há a possibilidade de configurar snippets de texto, como endereços, e isso é uma mão na roda.

Barra de tarefas(?):


Discador (sistema)

Gmail (sistema)

Google Chrome (sistema?) - sinceramente, não me lembro se o Chrome já veio com esse telefone ou fui eu quem instalou.

Câmera (sistema)

Apps (sistema)



Tela 1 (da esquerda para a direita, de cima para baixo):

Gerenciador de aplicativos (widget/sistema)

Google Drive - Uso o Google Drive mais para criar documentos no formato do Google. Para estocar arquivos comuns, prefiro o Dropbox.

POLARIS Office 5 (sistema) - Na verdade, o S4 veio de fábrica apenas com o POLARIS Office Viewer 5, mas a versão completa é gratuita. A mesma tem que ser baixada através da Samsung Apps. Meu S2 veio com a versão completa do Polaris. Presumo que tenham feito isso no S4 para economizar espaço, visto que uma das grandes criticas ao aparelho foi justamente o pouco espaço interno.

Me lembro de ter ouvido um comentário em um podcast, certa vez, onde um dos participantes afirmava que brasileiros eram "noiados" com suítes de escritório em dispositivos móveis. No meu caso, posso afirmar que devo ser um desses. Esse tipo de aplicativo é muito importante para mim. Embora eu não faça edições pesadas, a simples possibilidade de poder receber um documento, fazer uma pequena correção/observação e devolver a quem quer que seja sem necessitar abrir meu notebook já é um alento.

Tiny Flashlight + LED (widget) - não tem o estilo de um NOKIA lanterninha, mas é o que tem pra hoje.

Dropbox

Calculadora (sistema)

ConvertPad

3G Watchdog (Widget)

S Planner (Samsung) - Acho melhor que o Google Calendar.

Google Keep

Leitor Ótico (Samsung) - OCRzinho básico. Pra mim, quebrou o galho.

Jota+ - Irmão mais velho do venerável Jota. Acredito que seja o único editor de textos com syntax highlighting configurável no Android. Uso bastante. E até contribuí com um arquivo de configuração (outros a caminho).

Skitch - é impressão minha ou o Skitch é o único app no Android que permite a adição de setas, formas geométricas e pequenas edições em imagens?

AirDroid - aplicativo para transferência de arquivos entre um computador e o dispositivo. Muito, MAS MUITO prático.

ES File Explorer - Eu gostava do Astro. Aí mudaram a interface e ficou impossível de usar. Depois fui pro File Expert. Aí ficou mais bugado que o Windows Vista. Acabei esbarrando no ES. Gostei.

E-mail (sistema) - uso apenas para manipular um email corporativo.



Tela principal (da esquerda para a direita):

Clima (sistema/widget): vou te dizer que sempre achei esses aplicativos com previsão do clima uma bichice incomensurável. Mas ultimamente estou entendendo as pessoas que fazem uso disso. Entretanto, confesso, o principal motivo dele ficar na minha home é essa animação maneirinha que acontece toda vez que entramos na tela.

Google (sistema)

Relógio (sistema)

Mensagem (sistema)

Youtube (sistema) - preciso mesmo fazer algum comentário?

Waze - já faz algum tempo que fui pego por essa mistura de Rede social + jogo + navegador. A utilidade do Waze é relativa, visto que depende da comunidade local de usuários, mas pelo menos em Curitiba, os resultados sempre foram muito bons. Consegui escapar de vários congestionamentos.



Tela 1 (da esquerda para a direita, de cima para baixo):

Google+

Facebook - Ninguém é de ferro. Só que eu desabilito as notificações. Só fico sabendo das atualizações quando aparece aquele contador vermelho.

Twitter

Tumblr - uso pouco, mas acho lindo!

LinkedIn

Goodreads

Flickr

Delicious

Música (sistema)

MX Player - acho melhor que o player de vídeos padrão.

Pulse - meu leitor de feeds principal. Uso em conjunto com o Feedly

SoundCloud

Hangouts - A única coisa que me emputece nesse aplicativo é a obrigatoriedade de se ficar online/visível. Ou seja, tenho que ficar fazendo logoff toda vez que termino de usar, se não sou surpreendido com mensagens de conhecidos que acham que estou de bobeira em frente ao notebook, nos piores momentos possíveis.

Galeria (sistema) - Não sei se é pelo fato de ficar puxando thumbnails da internet, mas a galeria do S4 é LEEEEENNNNNTTTTTAAAAA. Recentemente atualizei o Galaxy Note 1 da patroa para o Android 4.1, e notei o mesmo unfeature.

Amazon Kindle

FBReader - minha segunda opção para leitura. Mas, normalmente, eu converto e mando pro Kindle.

OUTROS APLICATIVOS (estou desconsiderando os que já vem instalados, a menos que eu tenha alguma utilidade para eles).

Adobe Reader - alguns pdfs só são visualizados corretamente no Adobe Reader.

Aviary

Blogger - Ok, blogar - no sentido clássico - num celular não é uma das atividades mais cômodas a se fazer. Mas o descaso geral e o (baixo) número de atualizações recebidas por esse app só ajuda a corroborar minha teoria de que o Blogger já está na lista negra do Google.

Box - Não uso muito, mas acho a interface maravilhosa. Além disso, conheço gente que gosta.

Candy Crush Saga - Ninguém é de ferro 2

Editor de vídeo - outro que veio no S2, mas tive que instalar no S4.

ElectroDroid - muito útil pra saber pinagem de cabos.

Evernote - Não curto muito o Evernote (prefiro o Springpad). Só instalei pro Skitch parar de me pentelhar.

Fast Image Viewer - para abrir arquivos .tiff (recebo aos montes)

Feedly - meu segundo leitor de feeds

Fing

Flipboard

Google Calendar

Google Goggles - já dei umas risadas com isso, mas até hoje não encontrei uma utilidade real pra essa parada.

Google Translate

HP ePrint - temos uma impressora wireless da HP no trabalho. Ótimo para impressionar colegas que confundem tecnologias suficientemente avançadas com magia (terceira lei de Clarke).

IP Network Calculator

Kingsoft Office

Opera

Opera Classic

Opera Mini - já te falei que gosto do Opera, né?

Pixlr Express

Pocket

Quickoffice

S Health (Samsung) - não sou do tipo que pratica esportes, mas fiquei viciado nesse contador de passos (que também estima a distância caminhada). Dia desses, por exemplo, descobri que caminhava bastante entre o estacionamento da fábrica e o local onde estava trabalhando.


S Memo (Samsung)

Skype - uso pouco, mas tem gente que só se comunica com isso.

Springpad

Tapatalk

Text Utilities - Foi o único app que encontrei capaz de fazer comparação entre dois arquivos de texto. Mas ficou bem aquém do esperado.

VLC

Yahoo Mail - Tenho um endereço paleolítico do Yahoo que nunca usei pra nada, mas fiquei curioso com essa nova versão tunada do Y! Mail. Instalei só pra ver se tem condições de competir com o Gmail.

SAMSUNG GALAXY TAB (GT-P1000L)

Android 2.3.6 (ROM atualizada da Samsung. Originalmente veio com o 2.2.alguma-coisa)

O originalzão. Sempre fui fissurado com esse aparelho.

Assim como acontece no Windows, o Android - apesar de rodar sobre um kernel Linux - vai apodrecendo com o passar do tempo. Com esse esquema de atualizações automáticas, os aplicativos vão ficando cada vez mais pesados, fazendo o hardware abrir o bico. Óbvio que há a opção de NÃO atualizar, mas alguns serviços simplesmente param de funcionar, em alguns casos existem riscos de segurança, bugs e também a pentelhação do Google Play.

Então, cada vez mais, eu vou passando o rodo nas apps que uso pouco, e o GTab está cada vez mais próximo de ficar como veio de fábrica, se transformando, aos poucos, num ereader anabolizado. Não que hoje isso me incomode.

Go Launcher EX - por incrível que pareça, essa home é melhor, mais rápida e fluída que a home da Samsung.

Barra de notificações/status:

Zoner AntiVirus

3G Watchdog

Go Battery Saver & Power Widget

Clipper



Na tela principal (da esquerda para a direita, de cima para baixo):


FBReader

Amazon Kindle

Aldiko - quando eu tinha o S2, o Aldiko vivia travando com o Ice Cream Sandwich mas, misteriosamente, sempre funcionou bem no Gingerbread. Parei de usar, mas acabei deixando ele aqui porque preciso descobrir como exportar as anotações que fiz em alguns livros.

StopWatch & Timer - Esta versão do Android não vem com cronômetro.

Alarmes (Sistema) - EU PRECISO ACORDAR CEDO!!!!1!!!

Câmera (Sistema) - Não é nada prático, mas já ajudou em algumas ocasiões, então sim, me solidarizo com quem tira foto do tablet.

Google Drive

Quickoffice

Roteador (Sistema) - por motivos óbvios.

Internet (Sistema) - Como não é possível instalar o Chrome no Gingerbread, e apesar de eu gostar muito do Opera, nesse caso prefiro continuar usando o browser padrão do Android. Vez ou outra o app do Youtube trava, e só volta a funcionar depois de um reset no dispositivo. E é nessas ocasiões que o browser do Android mostra seu valor.

Tiny Flashlight + LED (widget)

Youtube - Desde o upgrade do Froyo para o Gingerbread, atualização após atualização, essa porra nunca mais funcionou direito. Felizmente, o browser falcatrua do Android costumar ser mais do que suficiente.

Droid48 - Já disse por aqui que ainda não grokei por completo calculadoras que não trabalhem com
RPN. Em contrapartida, também não grokei trabalhar com um emulador de uma calculadora RPN numa tela touchscreen. Continuamos tentando.

ES File Explorer

Música - Por que sim.

Galeria (sistema)

Pulse

Google Tradutor -

Jota+

Dropbox

Go Cleaner & Task Manager

Calculadora (sistema) - Para contas de padaria.

AirDroid

Kingsof Office

Play Store - Não sei o que isso está fazendo aqui.

Na barra inferior (que no caso do Go Launcher, rola para o lado, abrigando mais cinco atalhos)

Jota

ThinkFree Office (Samsung) - Veio junto com o GTab. Meio inútil, por não lidar bem com arquivos no formato OOXML da Microsoft.

Aplicativos

Calendário

Opera

Opera Classic

Opera Mini - já falei que gosto do Opera, né?

Aplicativos

Gmail

Email (sistema)

Nenhum comentário:

Postar um comentário