domingo, 12 de maio de 2013

ADEUS, GOOGLE READER. FOI BOM ENQUANTO DUROU...

Eu fui um dos que demorou um pouco a "acreditar" no Google Reader. Só deixei minha conta no Bloglines porque o serviço ficou muito bugado.  Na época a interface do GR era terrível. Mas quando me acostumei, não larguei mais.

E por isso me considero uma das viúvas da "nuance social" do GR, que foi descontinuada em favor do Google+.

Não me lembro se compartilhei por aí esse post do Buzzfeed que tava perdido no meu Pocket* . Na época achei o texto conveniente.

Quando recebi a notícia de que o serviço seria totalmente descontinuado em Julho próximo, também senti uma pontadinha de tristeza. Mas eu meio que esperava.

Em relação a outros produtos do Google, o Reader estava cada vez mais segregado. Não recebia atualizações. Tempos atrás também notei que habilitaram uma opção "importar do Google Reader" (ou algo que o valha) o leitor de feeds que fica dentro da dashboard do Blogger (Lista de leitura).

Enfim, vai acabar, então vou ter que conseguir outra maneira de juntar as atualizações dos sites/blogs que gosto de ler.

Uma coisa que só notei depois da notícia foi que eu acessava o Reader cada vez mais pelo celular e cada vez menos pela interface Web. O Android app do Reader é extremamente leve e funcional.

Então, quando optei por um sucessor, um dos principais critérios foi que o app/serviço/programa/whatever tivesse uma versão mobile.

Por enquanto, estou dividindo meus esforços entre o Feedly e o Pulse. No primeiro, importei meus feeds do Reader como estão (depois de última limpa, 163 feeds). Está servindo como um backup.

No segundo, eu estou tentando fazer uma experiência. Como em quase todo leitor de feeds que se preze, no Pulse é possível dividir sua coleção de feeds em pastas/guias/grupos/whatever. Mas uma limitação faz com que seja possível aninhar no máximo 12 feeds em cada uma dessas divisões. A princípio, também importei meus feeds do GReader, mas fui, aos poucos, deletando quase tudo até que sobrassem apenas 12, ou seja, apenas uma guia.

Então, por enquanto, o Pulse é minha primeira parada (e, dependendo do meu humor no dia, a única ) quando estou à procura de coisas novas. Se eu não me sacio, vou pro Feedly.

Adeus, Google Reader. Foi bom enquanto durou.

P.S.: A próxima vítima? Em minha humilde opinião, Blogger.

*pun intended

Nenhum comentário:

Postar um comentário