quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

NOS ESTADOS UNIDOS, TODO ALUNO DEVERIA SABER PROGRAMAR. SÉRIO?

O título provisório deste post foi AMERICANOS FICANDO NOIADOS COM PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES.

De qualquer maneira, tenho visto esse (nem tão recente) movimento do "toda criança tem que saber programar" como um sintoma da situação econômica dos EUA.



Se não me engano, é no conto Vemos as Coisas de Modo Diferente, de Bruce Sterling (publicado no livro FUTURO PROIBIDO), que um dos personagens afirma que, àquela altura do campeonato (um futuro não muito distante), a única coisa que os Estados Unidos ainda conseguiam exportar eram pop-stars.

Hoje em dia, no mundo real, a China domina a manufatura de bens de consumo. A Índia, os serviços. A Alemanha, a criação de equipamentos industriais. Você pode comprar armas dos Russos ou até mesmo dos Brasileiros. O que mais os americanos poderiam vender ao resto do mundo?

Elementar, meu caro Watson: código.

De modo geral, eles sempre foram proficientes na arcana arte da programação de computadores. As maiores empresas de computação do mundo estão lá. Mesmo tecnologias que nasceram fora dali foram rapidamente incorporadas por eles. A internet (com exceção da Coréia do Norte) é praticamente deles. Por que não?

Isso não acontece apenas lá, evidentemente.  E o domínio das ciências da computação é um assunto estratégico para qualquer país que se preze. Mas como são os Estados Unidos, tudo toma uma proporção maior.

E, pra te falar a verdade, nem vejo isso com maus-olhos. E até pretendo ensinar uma coisa ou outra ao meu filho de 8 anos, que dia desses tava querendo aprender a fazer um app (pois é...).

Mas concordo com a opinião de Jeff Atwood: o cógido não é um fim em si. É uma ferramenta para resolver problemas que não podem - na maioria dos casos - serem resolvidos de outra maneira.

Por mais que os computadores estejam permeando todos os aspectos da vida moderna, programadores tem que saber programar. E cozinheiros tem que saber cozinhar. E médicos tem que saber medicar. Escritores tem que saber escrever. Humoristas tem que saber fazer os outros riem. E por aí vai.

3 comentários:

  1. Vi esses dias um doc sobre crianças programando robôs. Acho que até tem uns kits assim na 24 de Maio, acho bacana. Arduino também tem bastante coisa legal pra explorar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso do moleque, acho que vou começar com o Scratch:

      http://scratch.mit.edu/

      (que, veja só você, tá lá no code.org, hahaha!!!)

      Excluir
    2. A propósito: http://youtu.be/d5cBxJDEEfQ

      Excluir