terça-feira, 7 de julho de 2009

INBOX 0 - (OU AINDA, MISSÃO CUMPRIDA)

Caveat, lector: talvez esse seja o primeiro de uma série de egotrips falando sobre como estou organizando o fluxo de informações que tento digerir.


É isso aí. Meses depois de anunciar meu plano para dar fim às mensagens não lidas em minha caixa de entrada na minha conta principal do Google, chego ao meu objetivo.

Mas não da maneira que eu imaginava.

Até comecei a desenterrar mensagens e discussões antigas mas logo me liguei no motivo - óbvio - que me fez esquecê-las por tanto tempo: elas não me interessavam mais.

Logo que surgiu o Gmail, eu deveria ter imaginado de que a combinação "viciado em informação (eu) + armazenamento [supostamente] infinito (Google)" não daria certo. E não deu mesmo.

Toda vez que eu abria minha caixa postal (meu uso para clientes de email é bem restrito) e via aqueles zilhões de mensagens não-lidas, me dava uma pontada de agonia. Pequena, é verdade, mas, mesmo assim, incômoda.

Como eu disse, se não li até hoje, é porque não me interessa. E as mensagens que me interessam por algum motivo são marcadas com estrelinhas. E o número dessas é beeemmmm menor.

Justamente porque, quando comecei a utilizar as estrelinhas, eu já tinha uma certa metodologia para processar as mensagens marcadas. Se tinha que responder, respondia. Se tinha que salvar seu conteúdo em outro lugar (links, anexos, o que for), eu fazia isso. E depois a tal mensagem perdia a estrelinha e saía fora do meu campo de atenção. E caso eu precisasse, por algum motivo, recuperar aquele conteúdo, dava um search no Gmail. Search esse que, ironicamente, não é dos melhores, mas dá pro gasto.

A iluminação veio na semana passada (ou seria retrasada?), quando, após sucessivos paus no Bloglines, resolvi migrar de vez todos meus meus feeds para o Google Reader.

No Bloglines havia uma quantidade considerável de feeds não lidos e na migração não havia maneira de manter os não lidos. Fiquei sentido. Mas a vontade de a) experimentar uma ferramenta nova e b) parar de receber feeds com mais de três anos de idade fez com que eu me desfizesse do material não lido. Fiquei sentido. Mas não morri por causa disso.

E daí houve o estalo: se não morri porque não li meus feeds, também sobreviveria se desse um "Select: All & More Actions & Mark as read" nos meus emails. E foi isso o que eu fiz.

Agora falta processar as que estão marcadas com as estrelinhas. Provavelmente, a maioria delas vai ter o mesmo tratamento das mensagens não lidas: o esquecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário