quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

CELTX + DROPBOX

As viúvas do Web Services do Celtx já começaram a entoar a litania em alguns fóruns por aí*, então, caso você não queira pagar para poder fazer seus backups e compartilhar seus projetos, saiba que existem maneira razoavelmente simples de contornar a situação.

(Não sabe do que estou falando? Talvez esse post esclareça tudo. Não faz nem ideia do que pode ser o Celtx? Ok, pergunte-nos)

A questão é que para fazer backups e compartilhar arquivos na rede existem dezenas de serviços, com maior ou menor grau de sofisticação. Mas um que já me fisgou há algum tempo, e que funciona muito melhor do que o antigo Web Services chama-se Dropbox.
Quando o programa - disponível para Windows, Mac & Linux - é instalado no computador, ele cria uma pequena estrutura de subdiretórios. Qualquer arquivo salvo em alguns destes diretórios é sincronizado imediatamente com os servidores do Dropbox (desde que o computador esteja conectado à internet, claro), que por sua vez enviam os arquivos para outros computadores que tenham o software do Dropbox configurado para sincronizar como o perfil do mesmo usuário.

Posso trabalhar num desktop com Windows, pular para um Macbook e dar sequência num eeePC com o Ubuntu instalado, sem me preocupar em ficar trasferindo arquivos via pendrives ou emails. Obviamente, os três computadores citados no exemplo acima tem que estar preparados para trabalhar com os tais arquivos.

=> NOTA: o Celtx também está disponível para estes três sistemas operacionais.

A estrutura de diretórios criada pelo Dropbox pode ser alterada à vontade, mas alguns desses diretórios são "espertos" e tem funções específicas. E é possível compartilhar qualquer diretório com outros usuários do Dropbox.

De qualquer maneira, um screencast vale mais do que mil palavras, então recomendo que vocês assistam ao vídeo abaixo e depois dêem uma olhada no tour do site deles.



O serviço conta com duas modalidades: a Free, onde o usuário tem "apenas" 2 GB de espaço para armazenamento. E a paga, onde o espaço é de 50 GB.

A dica é simples. Você cria seu projeto do Celtx dentro de um dos subdiretórios do Dropbox e beleza, ele será salvo automaticamente sempre que você fizer uma cópia. E se você quiser compartilhar, basta que a pessoa a quem você quer enviar o projeto também abra uma conta no Dropbox.

As possibilidades são muitas: é possível, por exemplo, criar diretórios distintos para compartilhar projetos com pessoas ou empresas diferentes. Ou seja, tudo o que você quiser compartilhar com o fulaninho, vai para o diretório, Fulaninho. Com o zézinho, diretório Zézinho. Com a agência Picaretas Inc., para o diretório picas, e por aí vai.

E como todo bom serviço Web 2.0, é possível acessar seus arquivos mesmo de computadores que não tenham o software instalado, bastando para isso um browser e uma conexão com a internet.

E não se esqueçam: tanto o Celtx 2.0 como o novo Web Services serão lançados hoje à noite, dia 25/02/09 (será que tem Carnaval no Canadá também?).

*brincadeira. Até que - pelo menos até agora - as reclamações estão em volume bem menor do que eu imaginei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário