quarta-feira, 20 de junho de 2007

O CULTO DO AMADOR

Não me lembro exatamente como fui cair neste post do blog do Eduardo Nasi, mas ele comenta um livro que a mim pareceu bem interessante, justamente por ser um contraponto a uma teoria que muito me interessa, a da Cauda Longa.

No livro THE CULT OF THE AMATEUR, o autor Andrew Keen rebate a Cauda Longa, que já foi discutida pelo Leonardo Santana em sua coluna no Bigorna (e também em seu blog, mas não consegui encontrar esse link específico).

Basicamente, enquanto Cauda Longa fala da segmentação dos mercados através da internet - e, no nosso caso, isso se aplica a gibis e livros independentes produzidos e até comercializados sem o envolvimento de terceiros -, o livro de Keen afirma justamente que essa "balbúrdia criativa" onde qualquer um pode produzir o que lhe der na veneta, sem passar pelo crivo dos meios tradicionais (editoras, gravadoras, produtoras, etc) é o que está fodendo com a nossa cultura.

P.S.: Interessante é que, enquanto estava digitando isso, li um post no TodoProsa que resvala no assunto.

Um comentário:

  1. Se bem que no caso específico de hq, a gente aqui faz o que dá na telha, sem passar pelos editores, por falta de opção, né? Os caras simplesmente fecharam todos os canais de comunicação com a gente.

    ResponderExcluir