quarta-feira, 21 de março de 2007

DOIS FORMATADORES DE ROTEIRO, "DE GRÁTIS"! (E UM, NEM TANTO)

Se liga macacada!
Tava dando uma bandeada por aí, fazendo uma pesquisazinha para um post vindouro e percebi que dois programas para formatação de roteiro que antes eram pagos agora estão sendo disponibilizados gratuitamente.
O primeiro é o Blyte, da Oskusoft. Ele é bem simples e não possui a maioria das funções agregadas que os outros programas deste tipo têm, mas, além de salvar o roteiro em seu formato específico, exporta para .txt (com formatação), .rtf e .pdf e importa em .txt.
A outra opção é o Page 2 Stage, da Winward, mais completo que o primeiro. Ele também exporta os roteiros para .rtf ou .txt e está disponível em português.
Ainda continuo preferindo o Celtx, mas vale a pena dar uma olhada nessas duas opções.
E ainda falando em softwares para cinema, mas desta vez pagos, o Sophocles, agora em sua versão 2007, está na fase dos "beta tests", portanto, tão liberando o programa em sua versão PM (a mais completa) na faixa. Presumo que dentro em breve, quando começarem a comercializá-lo, vão arrumar um jeito de travá-lo, mas por enquanto, tá funcionando perfeitamente. É uma boa oportunidade para avaliá-lo. Eu tô gostando.
P.S.: Esqueci de dizer que criei uma comunidade para o Sophocles no Orkut. Caso o assunto te interesse, dá uma passada lá.

Um comentário: