terça-feira, 8 de março de 2005

A BIBLIOTECA DE BABEL

Li uma entrevista com Umberto Eco certa vez onde o velhinho meio que falava sobre as dificuldades de se separar o joio do trigo na internet. Não pus muita fé na época (faz um tempinho, já), mas de uns tempos pra cá tenho que dar o braço a torcer e concordar com o pai de Cassaubon e companhia.

Nos últimos dias tenho tentado catar informações pra rechear os dois roteiros de hq nos quais estou “trabalhando” ultimamente, YANKEE, GO HOME! e SÍNDROME DE CASSANDRA, este último baseado num plot do chapa Luciano Leal, que também será o desenhista da parada. Para YANKEE estive procurando material referente à suposta internacionalização da Amazônia, mas eu tava fugindo de informações comedidas e queria teorias conspiratórias das mais malucas mesmo. Achei, mas os quatro sites que trazem algo em português, coincidentemente, têm o mesmo texto, ipsis litteris. O mais engraçado de tudo é a diferença entre o teor dos sites: uns são reaças-paramilitares, outros se dizem anarquistas. Procurei em inglês e a coisa não passou muito daí. Ok.

Pro segundo roteiro, SÍNDROME, que vai ser bem mais longo e dará um pouco mais de trabalho, a bola da vez foi Cassandra, personagem da mitologia greco-romana, que tinha as manha de (pre)ver o futuro mas que foi amaldiçoada com uma falta de credibilidade digna dos nossos políticos. Ou era tudo muito sucinto, ou totalmente fora do contexto, mas admito que não tenho muito saco pra ficar garimpando links, e eu até achei uma versão da lenda muito mais interessante. Mas achei que seria um trabalho menos oneroso, visto que mitologia greco-romana para principiantes é carne de vaca. Ou pelo menos assim pensei. O que me lembra que eu deveria estar digitando algumas páginas neste exato momento.

Tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário