segunda-feira, 9 de fevereiro de 2004

A SENHORA DOS ANEL

DA SÉRIE "FILMES QUE ME FIZERAM BORRAR AS CALÇAS"

Ano passado (ou retrasado, sei lá), fiquei muito empolgado com uma resenha que li a respeito de um filme que seria lançado nos States e, dentro em breve, no Brasil: o bicho se chamava THE RING. Em português, o nome escolhido foi O CHAMADO. A premissa do filme, apesar de um pouco anacrônica, era pra lá de interessante, mas acho que todo mundo já conhece, portanto, pulemos essa parte.

Um dos fatos que me chamou bastante atenção foi o filme se tratar de um remake de um filme japa. Coisa realmente bizarra. O filme saiu no cinema, e eu não vi. Muito tempo depois, consegui locar o danado, e o resultado apenas agradou. Talvez por eu conhecer detalhes importantes da história, que foram publicados em uma revista ou outra (malditos redatores!). De qualquer maneira, fiquei com boa impressão. Os americanos são notórios no quesito "fuder com um filme que já existia, fazendo uma nova versão com orçamento 1000 vezes maior. Principalmente se for estrangeiro."

Ok. Tempos se passaram e, numa dessas coincidências do destino, encontrei a versão japonesa original (batizado aqui de RING - O CHAMADO). Na hora não dei muita bola, mas esse fim de semana, resolvi alugar o disquinho, junto com seus dois irmãozinhos (RING 0 - THE BIRTHDAY e RING 2. Um prequel e uma sequência, respectivamente). Se você consegue vencer o preconceito de assistir um filme todo falado em japonês (eu acho massa!), pode ter certeza, os sustos valerão a pena. O original tem recursos muito mais criativos (talvez justamente pela verba não-hollywoodiana. É como dizem "a necessidade é a mãe da invenção". Ou coisa que valha) e a ausência de efeitos é compensada pelo macabro da coisa. Alguns detalhes diferem da versão yankee e o final japonês é muito mais condizente com o título terror.

Sadako, a assassina (não lembro o nome americano) só precisa mostrar uma parte do rosto pra assustar muito mais que a cara apodrecida da sua clone americana. E embora ele tenha uma continuação, menos pontas são deixadas soltas aqui do que na nova versão.

Fica aqui a dica

Fui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário