segunda-feira, 16 de dezembro de 2002

PRELIMINARES

Sou meio disperso, e costumo não terminar muitas coisas que começo, de reparos domésticos a tratamentos de canal.
Se eu ganhasse um real para cada livro que começo a ler e não termino, certamente haveria um pouquinho mais de dinheiro na minha carteira. A vítima agora foi PLATAFORMA, de Michel Houellebecq. Numa noite de insônia, provocada pelas sucessivas (pra não dizer abusivas) mudanças de horário de trabalho, sem nada para fazer, catei o livrinho e comecei a folheá-lo. Quando me dei conta, já estava ela lá, a primeira página, aberta, escancarada até, me esperando. Mas agora desenvolvi uma técnica de "preliminares" que não me deixa consumar o ato, ou seja, iniciar a leitura. Primeiro, a quarta capa. Leio o que está escrito. Várias vezes. Quando o texto está devidamente decorado, parto para a orelha do livro. Depois da orelha, a introdução ou algo que o valha, se o livro tiver, claro. E, para o gran finale, o interessantíssimo índice de catalogação sistemática! Um conselho, leia tudo! Você irá descobrir coisas belíssimas, como por exemplo, qual a classificação que este livro vai ter numa biblioteca, quem detém os direitos autorais na língua original ou mesmo o ISBN! Magnífico!
A saber: fora os dois que estou realmente lendo, segue a lista (como se alguém tivesse pedido) do que está se empoeirando na minha estante hoje.
O ADVENTO DO ALGORITMO, de David Berlinski - Estou na página 48 de 420.
A HISTÓRIA DA FILOSOFIA, de Will Durant - página 109 de 480
OLHOS DE MADEIRA, de Carlo Ginzburg - página 84 de 311
O HERÓI DEVOLVIDO, de Marcelo Mirisola - página 53 de 191
O ÓCIO CRIATIVO, de Domenico De Masi - página 194 de 328
O MAIS COMPLETO GUIA SOBRE FILOSOFIA (que no original, tem o singelo título de The complete idiot's guide to philosophy. Legal né?), de Jay Stevenson - página 31 de 311

Fui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário